Uma Igreja cativante

24/04/2025

Introdução

Atos 2.42-47

Esse breve texto nos apresenta a vida espiritual daqueles que entregavam sua vida ao Senhor. O texto nos apresenta uma vida cristã simples e fervorosa, cheia de Temor a Deus e amor ao próximo.

Nosso objetivo é perceber o que há nessa igreja primitiva que tanto faz com que ela pareça ser uma igreja atraente e acolhedora

Ponto 1

Nos versos 24-43 vemos uma sequência de acontecimentos em cadeia, que se preservarmos o primeiro fundamento em nossos corações, podemos colher os mesmos frutos.

  • Os cristãos perseveravam na doutrina dos Apóstolos

Isso significa que aquela igreja foi uma igreja Bíblica, centrada nas Escrituras, fundamentada na palavra de Deus e com uma clareza doutrinária a respeito do que eles criam.

  • A perseverança na doutrina dos Apóstolos faz com que a igreja seja cristocêntrica.

Vemos que esses irmãos participavam da Ceia, lembrando e proclamando a morte de Cristo, uma das ordenanças de nosso Senhor. E também um coração voltado a Deus, pois vemos que tinham uma vida de fervorosa oração.

  • Essa vida piedosa gera um coração temente a Deus e uma fé fervorosa. Sem esses pontos citados acima nesse tópico, não há como vivermos uma vida de Igreja que realmente crê no poder do Senhor para realizar maravilhas em nosso meio.

Ponto 2

O Verso 43 nos mostra outra consequência prática de uma vida temente a Deus.

  • O amor ao próximo, como João nos ensina que o amor a Deus deve caminhar junto, ou é percebido pelo amor ao próximo. 1 Jo.4.8,20.
  • Além disso, vemos aqui na prática o ensino do Senhor sobre o segundo grande mandamento. Se eu amo ao próximo como a mim mesmo, eu estendo a minha mão ao meu irmão para auxiliá-lo em suas fraquezas. (Mateus 22.36-40)

Ponto 3

Nos Versos 46-47 vemos extensões da sã doutrina na vida do Crente.

  • O texto nos diz que por conta de tudo isso esses crentes perseveravam no templo, a vida cristã não é uma vida solitária, é uma vida vivida no corpo de Cristo, suportando as fraquezas uns dos outros, aconselhando uns aos outros, isso se realiza na vida em comunhão com a Igreja de Cristo.
  • A unidade da fé, traz para as famílias a unidade doméstica, onde todos, com alegria vivem o evangelho simples em comunhão, guardando a esperança da segunda vinda do nosso Senhor, lavados e remidos, sem culpa, sem insegurança e sem medo.
  • Uma igreja que consegue viver de tal forma, é a igreja militante de Cristo, é a igreja que em tudo, proclama o evangelho, onde Cristo é percebido no meio deles.

Conclusão

Nós temos nos esforçado para em coletivo, como igreja, guardar essa doutrina para a vida?

Temos individualmente, nos esforçado para que a gente viva guardando esses valores: guardando a doutrina dos apóstolos, a vida de oração, o temor a Deus e o amor ao próximo?

Tire um momento de reflexão e procure perceber se esses valores estão presentes no seu dia a dia, para que possamos colher os frutos de uma vida santa diante de Deus.



Autor: Pablício Joaquim